Antes de Jesus ressuscitar a Seu amigo Lázaro, disse à multidão reunida em Betania as seguintes palavras:
“Eu sou a Ressurreição e a Vida. Aquele que crê em mim, ainda que venha a morrer no corpo, todavia, viverá; e todo aquele que vivendo crer em mim, jamais conhecerá a morte eterna.”
Ora, o que Ele diz aqui é o mesmo que Ele já havia dito com outras expressões antes. Por exemplo: “Quem ouve a minha palavra e crê Naquele que me enviou, não entra em juízo; já passou da morte para a vida.”
De fato, simplificando, o que Jesus está dizendo é que quem crê Nele passa do estado da fobia da morte para a alegria da Vida e da Ressurreição. E isto já! Ou seja: Agora, nesta existência. E mais: Ele garante que quando da morte física, eu jamais conhecerei a própria morte, posto que já tenho passado da morte espiritual para a vida eterna no espírito, pela fé no Deus que ressuscita os mortos.
Assim o discípulo está encurralado na Vida!
Jesus é a Ressurreição e a Vida. Portanto, a morte acabou!
Porém o corpo morre...
Além disso, há também os que existem mortos enquanto ainda no corpo. Mas assim é com eles até que conheçam a Ressurreição e a Vida.
No entanto, para aquele que crê em Jesus, se vivo está no corpo, mesmo que seu corpo venha a falir [e sempre entra em falência], ainda assim tal pessoa não conhecerá a morte, posto que a morte acontece pela ausência de esperança eterna. Por isso Ele também diz que todo aquele que, vivendo, crê Nele, esse jamais conhecerá a morte como tal. Afinal, que experiência da morte me restou para experimentar se sigo a Ressurreição e a Vida?
Por esta razão Paulo ensina a cantar o hino que diz: “Onde está ó morte a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão?”
Desse modo se pode dizer que Lazaro, o amigo de Jesus, morreu pelo menos duas vezes: aquela vez da qual foi ressuscitado, e, uma segunda vez, quando morreu no corpo até o dia da ressurreição dos corpos. Porém, morreu sem conhecer a morte.
Sim! Aquele que crê em Jesus ainda que morra, morrerá sem conhecer a morte.
Todo aquele que de fato conhece o Evangelho é filho da Ressurreição, e, por tal razão, existe em vida para além da possibilidade do conhecimento da morte, pois a morte não é a cessação da existência física, mas sim a morte como separação de Deus; do Deus que é Ressurreição e Vida.
Deus é Vida. Ora, fora de Sua comunhão não há vida; havendo no máximo apenas existências mortas e fadadas à extinção.
Haverá uma hora, entretanto, em que o Deus que é Amor, haverá de lançar a Morte e o Inferno no Lago de Fogo. Ou seja: Deus extinguirá a ambos. O Lago de Fogo é extinção.
Nós, porém, somos filhos da Ressurreição!
Creia e Viva!
Nele, que matou a morte na Ressurreição,
Caio
24 de julho de 2008
Lago Norte
Brasília
DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário