Segunda-Feira - 13.07.2011- ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA - D.CAXIAS - RJ

Segunda-Feira - 13.07.2011- ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA - D.CAXIAS - RJ
JESUS CRISTO, É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

DIVULGAÇÃO DE ENCONTRO DE ESTAÇÕES NO RIO DE JANEIRO.

EDITOR DESTE BLOG: CARLOS VARGAS ( CEL. 21-9863-1122).

PRÓXIMO ENCONTRO DE COMUNHÃO DA ESTAÇÃO CAMINHO DA GRAÇA EM DUQUE DE CAXIAS ( Ligue para os tels abaixo)

ENDEREÇO:RUA PROFº DE SOUZA HERDY, Nº 994 ( RUA DA AFE - UNIGRANRIO ).NA OUTRA QUADRA APÓS O BAR DO ZECA NO SALÃO DO TILKAS. NO TOLDO AZUL.

INFORMAÇÕES: Ricardo Cel.:9456-2566 ( CLARO)/ Cel.8844-6269 Cláudio.Traga doações de cobertores e alimentos não pereciveis,para assistência aos desabrigados.

O CAMINHO DA GRAÇA é um movimento em movimento que se identifica com o EVANGELHO de Jesus de Nazaré e com todos que se identificam com o EVANGELHO.

Se você deseja saber onde encontrar Estações do Caminho da Graça pelo Brasil clique aqui e entre em contato com os mentores responsáveis.

http://www.caiofabio.net/conteudonews.asp?codigo=6

Todos os dias as 09H00 você pode assistir o PAPO DE GRAÇA ao vivo com Caio Fabio e o dia todo você pode ver e ouvir do EVANGELHO de Jesus de Nazaré assistindo a VEMEVETV.

http://www.vemevetv.com.br/

O site www.caiofabio.net concentra um conteúdo de informações e reflexões sobre temas os mais variados. É só acessar e colocar uma palavra no espaço “buscar” e você poderá se instruir a respeito do que lhe interessar.

No BLOG DO CAMINHO DA GRAÇA http://blogcaminho.blogspot.com/ você encontra atualizações diárias sobre tudo que vem acontecendo no Movimento Caminho da Graça.

CAMINHO NAÇÕES http://www.caminhonacoes.com/ te deixa inteirado sobre todas as iniciativas para fora do Brasil do Movimento Caminho da Graça.

Aqui você se informa como participar do MOVIMENTO PEQUENINOS DA NIGERIA

http://www.caminhonacoes.com/

voce pode participar também deste encontro no ambiente virtual.

Caminho da Graça Estação Virtual http://estacaocaminhovirtual.blogspot.com/p/chat.html

Lembrando que as reuniões acontecem as TERÇAS FEIRAS , virtual mas muito intensamente, as 20:30h (horario de Brasilia).

Se você achar que deve e voluntariamente deseja CONTRIBUIR com a manutenção deste Movimento clique aqui http://www.caiofabio.net/contribuicao.asp e CONTRIBUA generosamente.

Recomendamos aos que desejam saber mais sobre o conteúdo do que ensinamos no Caminho da Graça que leiam as reflexões no site www.caiofabio.net , leia os livros SEM BARGANHAS COM DEUS, ENIGMA DA GRAÇA e o CAMINHO DO DISCIPULO ou acompanhe pela VEVTV as QUARTAS FEIRAS 20h00.

Você pode se dirigir pessoalmente a um dos mentores do Caminho da Graça através dos contatos que estão em cada um dos links acima registrados.

Voce pode encontrar ajuda sobre sua caminhada como pessoa, como ser humano e ser acompanhado na jornada espiritual, emocional, psicológica, relacional, buscando nestes links acima citados os mentores indicados pra estes serviços que disponibilizamos.

Todos são bem vindos entre nós.

Graça, paz & todo bem.


Numa Estação do Caminho da Graça você encontrará o que Jesus encontrava pelo caminho — ou seja, GENTE! Gente quase sem problemas. Gente com problemas. Gente com muitos problemas. Gente atolada em problemas. Gente-problema. Gente solucionadora de problemas apesar de serem perseguidos por problemas. Gente se casando. Gente que chegou descasada e se recasou. Gente que vivia traindo e parou de trair. Gente que ainda trai. Gente que se encara. Gente que mente e nunca se encara. Gente que muda. Gente que ouve, ouve, gosta, mas não muda. Gente madura. Gente infantil. Gente que entendeu. Gente que está entendendo... Gente que não entendeu nada ainda. Gente que vai lá e supostamente anda conosco por interesses de todas as ordens... Gente que logo vê que é vista em sua dissimulação. Gente que aceita a verdade. Gente que gosta de tudo até que a verdade as moleste.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pense nisto...

O Caminho da Graça não é instituição, não é grupo de auto ajuda, não é um lugar, não é religião, não é ONG, não é associação de pessoas que pensam igual.
O Caminho da Graça é Jesus Cristo e aqueles que entenderam seu Evangelho e O seguem. Onde você estiver, com qualquer pessoa que estiver e em qualquer situação, se ali você estiver com esta Verdade em sua vida, você estará no Caminho da Graça.
Wellington Vanzo - Estação do Caminho em Uberlândia

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AOS CRENTES NA DÚVIDA SOBRE JESUS...

Fico vendo o comportamento dos cristãos considerados cult, psicologicamente sensíveis...

Quem e como são?...

São necessariamente conflitados, recomendavelmente duvidosos, crentes em estado de permanente descrença; sem discernimento, mas muito críticos; evasivos quanto à eficácia do testemunho da Palavra pura e simples, embora cheio de opiniões negativas em relação a quem pregue sem angustia, conflito ou crise de fé; conhecedores teóricos das discussões da fé e dos dilemas teológicos, ainda que vivendo sem nenhum interesse prático/real no Evangelho que seja para além da informação e da discussão viciada...

Em geral são sempre descrentes de milagres [até nos da Bíblia], embora muito capazes de usá-los como alegorias ou lindas metáforas da vida...

Ou seja: quase sempre existindo como aquele que nem trepa e nem sai de cima; que nem chove e nem molha; que não é, mas não deixa de ser...

Ora, o que vejo é que estes, diferentemente dos falsos profetas e dos lobos, fazem seu próprio mal; posto que sejam mornos, sem intrepidez, sem disposição para além do discurso...

Portanto, sendo educados, parecem ganhar pela polidez de suas dúvidas o direito de existir em crise; sendo cavalheiros e finos, parecem poder caminhar em descrença aceitável; estando sempre em dúvida acerca de algo [...] mesmo assim continuam a discutir sobre o “tema Jesus”...

E, com isso..., se fazem passar por gente que duvida em razão de serem íntegros em relação à própria fé... Posto que sendo articulados, tornam seus conflitos elogiáveis, pois são ditos com benditas palavras psicológicas e filosóficas; e, sendo humanos no expressar seu sentir, ganham o direito de existir em dor, pois, sem dor de crise parece não existir real humanidade; tendo cultura, aparentemente dão aos demais crentes, menos instruídos, a sensação de que eles, os cult, os cultos, os sensíveis, são assim em razão de seu saber, da profundidade do seu sentir, e das angustias decorrentes de sua humanidade superior a dos demais...

Assim, estão e nunca são; dizem, mas jamais provam; pregam, e nunca aproveitam; sabem e não experimentam; poetizam, mas não amam para além das belas palavras; discutem a fé, e nunca a abraçam; falam de Deus, embora sempre em estado de dúvida devota...

Quando pastoreiam é antes de tudo em razão de suas próprias angustias...

Sendo assim [...] desconfiam de quem sendo humano não vive em angustia; de quem sendo pensante [...] não exista em dúvida; de quem crendo [...] busque viver conforme a fé; de quem confessando [...] não tema as implicações; de quem conhecendo a Deus [...] não se iniba quanto a afirmar...

Fico imaginando o que aconteceria, se tais deles, vivendo como discípulos de Jesus nos evangelhos, trouxessem tais devoções eternamente duvidosas a Jesus...

O que Jesus diria?...

Sim, se Ele disse que aquele que põe a mão no arado e olha para trás não é digno do reino de Deus [...] o que Ele diria a esses discípulos da dúvida?...

Ora, Ele não teve pudores jamais...

Aos Seus discípulos duvidosos Ele jamais disse que duvidar fosse parte de um processo normal de crenças [...], muito menos da fé...

Em Jesus não há elogios a duvida, mas tão somente à fé!

Não! Ele lhes pergunta: “Homens de pouca fé, por que duvidastes?

Ante suas “impossibilidades” decorrentes da descrença..., Ele apenas disse: “Não pudestes expulsar o demônio por causa da pequenez da vossa fé!” E acrescentou: “Mas esta casta não sai senão por meio de jejum e oração”.

Sim, essa casta de crença sem fé, de fé que é apenas crença, e que se distrai discutindo a fé — de fato não sai senão mediante a sua quebra pela oração e pelo jejum.

Esta é a casta presente na maior parte dos pensadores da fé, mas que nunca se deixam pensar pela fé.

Sim, pois quem pensa a fé não é pensado pela fé...

Afinal, tal coisa somente acontece mediante a entrega em razão da confiança que faz a descrença morrer..., e que, ao mesmo tempo, introduz a pessoa no ambiente no qual “Deus não existe”, posto que em tal ambiente de fé não haja lugar para o Deus que existe, mas apenas para o Deus que É.

A descrença é relativa ao Deus que existe...

A fé decorre do Deus que É!

Portanto, brincar de crer sem crer é coisa de menino, e não de homem segundo o que Jesus considere um homem que anda mediante a fé, na alegria de não duvidar.

Leia os evangelhos e veja se Jesus acha legal viver sem as implicações de fazer da existência uma constante afirmação de fé...

Nos evangelhos você não encontrará este lugar..., embora encontre Jesus mostrando compaixão e amor também por esses, mas sem deixar de prosseguir em Seu caminho, vindo o candidato a discípulo após Ele ou não...

Nele, que não elogia a duvida como estado sadio de uma fé em crise permanente,

Caio

25 de setembro de 2009

Lago Norte

Brasília

DF

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domingo, 20 de setembro de 2009

HABITUADOS ATÉ A DEUS...

HABITUADOS ATÉ A DEUS…

Ler: Marcos 6: 1 a 7.

É tão fácil acostumar-se a tudo, até ao que seja sublime e divino...

É uma desgraça, mas a gente se acostuma até com Deus...

É o tempo, é a familiaridade, é a certeza que não é fé...

Mas o fato é que por todas essas razões e muitas outras, a gente se acostuma a tudo, até ao Espírito Santo...

Sim, podemos nos habituar a Deus...

Por vezes é por causa do “Deus” que não é Deus...; o da religião...

Ou seja: por vezes nos acostumamos apenas porque “Deus é performance” em tais lugares de ensino...

Outras vezes é Deus mesmo Aquele que se conhece..., porém, à semelhança dos de Nazaré, que ficaram tão próximos a Jesus que o perderam de vista, podemos também dizer que conhecemos a turma toda de Jesus: sua mãe, seu pai, seus irmãos e irmãs... — e, justamente por causa disso, não discernirmos o privilégio de Sua presença conosco...

Nesse caso, como em qualquer caso, se diz:

“E admirou-se da incredulidade deles; e entre eles não pôde fazer nenhum sinal, senão apenas curar alguns doentes e expulsar algumas enfermidades”...

Ora, esse mal vai de tudo a tudo...

Afinal, se açambarca até Deus... por que não atingiria cada outra área de nossa vida?

Acostuma-se a se ter uma mulher maravilhosa e fiel, que nos ama, que nos atende em boa vontade e feliz, com admiração e carinho, e com tudo o mais de bom...

Acostuma-se a ter um marido amigo e solidário, fiel e companheiro...

Acostuma-se a ter filhos bons, e tem-se como certo que assim seja...

Acostuma-se com comida, bebida e até com sexo...

Sim, tudo pode cair no nada da atitude blasé, e que dá como certo que tudo de bom seja um dever da vida para com a pessoa...

Até que se fica sem...

Até que a necessidade imponha a realidade...

Até que já não seja...

Então os muxoxos do habito dão lugar aos gemidos da ausência...

Então se vê que o tempo nos cegara...

Então se enxerga que a proximidade pode afastar os acostumados ao que era bom... do que era bom...; mas que não era tratado como tal...

O problema, todavia, é que na maioria das vezes perde-se tudo e não se enxerga ou discerne nada em nós mesmos...

Jesus insiste...

A vida insiste...

O amor insiste...

Mas muitas vezes nem a insistência de Jesus, da vida e do amor nos comovem...

Sim, não é raro que Nazaré não perceba o Nazareno...

Nazaré diz: “Ah! É Ele!? Não conhecemos a turma toda Dele?”...

Assim é que se cria a proximidade sem intimidade, o conhecimento sem discernimento, a familiaridade sem solidariedade, e se troca o sublime pelo nada...

O que fazer?...

Creio que só haja uma salvação...

Tem-se que admitir todos os dias que somos tão ruins que nos acostumamos até com Deus, quanto mais com tudo o mais...

Assim, talvez, quem sabe, nos lembremos que até Deus quer amor, quanto mais todos os demais, que são tão importantes para nós, mas que, pelo habito, caíram na rotina das nossas percepções embrutecidas...

Esta é a Síndrome de Nazaré!...

Leia: A SÍNDROME DE NAZARÉ

Este é o mal de todo homem, ou de quase todos...

Que sejamos salvos de tal dormência onde quer que ela se expresse em nossas vidas!

Amém!

Nele, que pode tudo, mas que não pôde quando não se quis,

Caio

Mc 6: 1-7 Jesus e seus discípulos vinham de muitos sucessos—do ponto de vista dos discípulos, pois, Jesus não acreditava nessas coisas conforme as designamos em palavras. A leitura do contexto de Marcos—mesmo que a ordem das seqüências em Mateus e Lucas não seja idêntica—nos revela uma música grandiosa tocando no fundo das ocorrências. Se fosse uma sinfonia estaria sendo ouvida num daqueles momentos de clímax. Para trás haviam ficado fatos de graça tais como: Parábolas maravilhosas, o Mar da Galieia acalmado como servo manso, o Gadereno mais liberto que a liberdade sabe ser, o Chefe da Sinagoga rendendo-se ante a necessidade e a certeza de que em Jesus havia Deus, uma mulher horrivelmente sofrida recebe a cura para a menstruação crônica que veio a se tornar no mais famoso corrimento feminino da história, e a filha de Jairo—o chefe da sinagoga—ressuscitara do sono da morte. Era uma seqüência de fazer enlouquecer qualquer um de qualquer Síndroma de Sucesso. Nesse caso, seria chamada de “Síndrome da Galieia”. Então o Evangelho diz que Jesus foi para Nazaré com seus discípulos e grande multidão. Parece proposital que logo depois de ter sido objeto de todas as percepções positivas, Jesus agora se exponha ante os olhos dos discípulos como um jovem de pouco mais de trinta anos que retorna à vila onde nasceu. Ele fala na sinagoga local e sua palavra “maravilha”. Todavia, na mesma medida em que maravilha, escandaliza. De Nazaré não pode sair nada bom!—afirmam os nazarenos, julgando não a Jesus, antes porém a si mesmos. De fato eles não afirmaram isto com palavras, mas com questões e atitudes que falam a mesma coisa. “De onde vem a esse tais coisas? Como sabe letras sem ter estudado? Como lhe foi dada tal sabedoria? Não é ele daqui? Não vive entre nós a sua parentela? Não é esse o carpinteiro?—então, querem saber, “como pode ser que tenha o que não temos, saiba o que não sabemos e seja mais maravilhoso que qualquer outro pessoa?” Assim, não podendo admitir a livre manifestação da Graça acabam se excluindo dela com a lógica inversa: “Se é de Deus o que ele tem, então, por que ninguém aqui não expressa a mesma graça?” Se não se olha a Graça de Deus com um olhar de Graça, ela tanto nos maravilhará e nos deixará fascinados, como também nos remeterá para o escândalo. A percepção da Graça sem que se tenha o olhar da Graça em nós, gera inveja! O irônico é que Jesus estava vindo de outro pólo. A mulher da menstruação crônica apenas queria tocar nas orlas de suas vestes, pois, sabia que Deus não tem costas. Foi curada e ficou sanada de seu mal. Em Nazaré, no entanto, o pólo é outro. Havia um crosta sobre eles. Hoje em dia é o excesso de percepção da divindade de Jesus o que mutila nosso olhar de sua humanidade. Naqueles dias era o oposto: o excesso de humanidade e de historicidade de Jesus era o que dava-lhes o pretexto que lhes cegava o coração para a presença do divino. Qualquer das duas visões polares corrompe a percepção de quem é Jesus. Em Nazaré Ele era apenas um homem. Entre nós Ele é apenas Deus. Ele mesmo, no entanto, não cessa de se auto-definir como o Filho do Homem. Sem que Jesus seja percebido no equilíbrio de suas natureza simbiotizadas haverá sempre um deformação na compreensão de quem Ele é e na pratica da vida em relação a Ele e ao próximo. Desse modo, Jesus dá de saída aos Seus discípulos a chance de caírem no mundo real, onde o convívio sempre tenta relativizar a Palavra que chaga como revelação na boca do homem na qual muitos conhecem os dentes e até os pelos do bigode. “Nenhum profeta tem honra sua casa, entre os seus...” Diferentemente do que acontecera antes—quando as pessoas chegavam até por trás sabendo que encontrariam a Graça de frente—, em Nazaré até mesmo a deliberação de Jesus de curar, foi limitada a uns poucos, e isto aconteceu somente porque Ele impôs as mãos. Que diferença! É extremamente mais fácil que Deus aja em qualquer lugar que não seja por nosso intermédio em nossa própria casa. O trágico dessa Síndrome de Nazaré é que ela deixa a Deus do tamanho de nossa projeção acerca Dele. Ele continuará sendo Deus sobre nossa doença, mas não conheceremos Sua cura—afinal, nosso coração está tão preconceituosamente fechado que nem com Deus impondo as mãos milagres acontecem. A questão é: Do ponto de vista histórico psicológico, onde, em geral, começa a vida de fé e onde ela termina? Começa ela em Nazaré e termina em Cafarnaun? Ou inicia-se em Cafarnaum e termina em Nazaré? Em Cafarnaum a mulher da menstruação que foi curada, expressa o sentimento espiritual dos recém atingidos pela Palavra e que não têm questões para além de sua mais profunda necessidade. Esses são salvos, são sanados e vão em paz. O povo de Nazaré corresponde à nossa maturidade espiritual cética, cheia de argumentações, diplomas, opiniões bem firmadas, doutrinas, e possessa de uma familiaridade com Jesus que inviabiliza o milagre. “E admirou-se da incredulidade deles...” Em Cafarnaum Jesus admirou-se da fé do centurião romano, positivamente; e na mesma medida, negativamente, admirou-se da incredulidade dos seus patrícios de Nazaré. Onde você acha que Jesus anda encontrando fé na Terra? No bar da esquina encontra-se a disposição de fé da mulher do fluxo menstrual com mais freqüência que em nossas nazarés. O que assusta hoje é quando encontramos Nazaré instalada como estado espiritual entre os “entendidos e os maduros na fé” e, mais chocante ainda é quando encontramos esse estado estabelecido como atitude entre teólogos, pastores e seminaristas. De Nazaré pode sair coisa boa? Claro! Quer dizer: se nós deixarmos! Caio

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Para Refletir:

...o site é bom, a Vem e VÊ TV também, mas nada substitui o amor presencial e fraterno no encontro humano.
Caio Fabio



PARTICIPE DAS REUNIÕES DA ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA EM DUQUE DE CAXIAS.

sábado, 12 de setembro de 2009

QUANDO A IGREJA NÃO É " IGREJA "...

Igreja tem que ser coisa de gente de Deus, de gente livre, de gente sem medo, de gente que anda e vive, que deixa viver..., que crê sempre no amor de Deus...; e, sobretudo, é algo para gente que confia..., que entrega..., que não deseja controlar nada...; e que sabe que não sabe, mas que sabe que Deus sabe...

Somente gente com esse espírito pode ser parte sadia de uma igreja local, por exemplo...

Entretanto, para que as pessoas sejam assim seus pastores precisam ser assim...

Se o pastor é assim..., tudo ficará assim...

Ou, então, o tal pastor não emprestará a sua vida para o que não seja vida, e, assim, bem-aventuradamente deixará tal lugar de prisão disfarçada de amor fraterno...

Em igreja há problemas... É claro... Afinal, tem gente...

Mas nenhum problema humano tem que ser um escândalo para a verdadeira igreja de gente boa de Deus.

Numa igreja de Deus ninguém tem que ser humilhado..., adúlteros não tem que ser “apresentados” ao público..., ladrões são ajudados a não mais roubarem..., corruptos são tratados como Jesus tratou a Zaqueu..., e hipócritas são igualmente tratados como Jesus tratou aos hipócritas...; ou seja: com silencio que passa..., mas, ao mesmo tempo, não abre espaço...

Na igreja de gente boa de Deus fica quem quer e até quando deseje... E quem não estiver contente não precisa ser taxado de rebelde e nem de insubordinado... Ele é livre para discordar e sair... Sair em paz. Sem maldições e sem ameaças; aliás, pode sair sem assunto mesmo...

Na verdadeira igreja não há auditores, há amigos.

Nela também toda angustia humana é tratada em sigilo e paz.

Igreja é um problema?...

Sinceramente não acho...

Pelo menos quando a igreja é assim, de gente, para gente, liderada por gente, com o propósito de fazer de toda gente um humano maduro — então, creia: não há problemas nunca, pois, os problemas em tal caso nada mais são do que situações normais da vida, como gripe, febre ou qualquer outra coisa, que só não dá em poste de ferro...

Tudo o que aqui digo decorre de minha experiência...

Não é teoria...

Pode ser assim em todo lugar...

Mas depende de quem seja o pastor...

E mais: se o povo já estiver viciado demais nem sempre tem jeito...

Entretanto, se alguém decide começar algo do zero, então, saiba: caso você seja gente boa de Deus, e que trate todos como gostaria de ser tratado..., não haverá nada que não seja normal, pois, até as maiores anormalidades são normais quando a mente do Evangelho em nós descomplicou a vida.

Pense nisso!...

Nele,

Caio

11 de setembro de 2009

Lago Norte

Brasília

DF

sábado, 5 de setembro de 2009

ESTÁ FEITO PARA SER FEITO!

Feito para que seja algo que cresça para ser meu próprio ser...
Jesus. Sim, somente Jesus!
Olho para mim como homem, e digo: somente Jesus.
Meu olhar de homem me mostra minha deformidade e minha incapacidade de ser como o Homem Jesus.
Sou discípulo Dele, busco andar como Ele andou, anseio por fazer o entendimento do Evangelho uma plenitude que domine todo o meu ser. Entretanto, eu não sou homem como Jesus. Por isto, como Paulo, estou tendo sempre que desistir de coisas que para trás ficam; e também de quem eu mesmo sou contra o que Nele já sou. Entretanto, mesmo assim, não sou como Jesus.
Um dia serei como Jesus; porém eu mesmo jamais serei como Jesus. Serei completamente como Ele é, quando o que em mim é mortal e animal for totalmente absorvido pela Vida Eterna; ou quando eu ganhar um corpo celestial. Assim, serei como Jesus porque Ele me fará ser como Ele; e não porque eu consegui me tornar como Ele.
Enquanto isto, em meio às minhas próprias indiosincrasias, confio que Nele já sou o que ainda serei.
Nele eu sou como Ele. Fora Dele, divorciado de Sua Graça pela descrença ou pela justiça própria — sou este mamífero humano tentando olhar perdidamente para o Nada. Falo de mim. Outros, entretanto, fora Dele, embora dentro da “religião” supostamente Dele, sem que saibam que Dele estão separados por duas próprias justiças ou descrenças, experimentam existencialmente o divórcio com a Graça como pânico, medo, juízo, ou ainda como certeza de castigo.
Eu, porém, sei que nunca NÃO estarei Nele. E isto não porque O siga como quem se fez igual a Ele no andar e no ser, mas exclusivamente pela confiança de que eu posso até ser infiel a Ele (e sou de muitas formas e maneiras; especialmente no coração e no trato das sutilezas da existência), que Ele próprio continuará fiel a mim; e isto exclusivamente porque Ele não pode desistir do pacto da aliança que comigo fez no Filho; portanto, Nele mesmo.
Ele jurou e não se arrependerá. Ele não pode ser infiel a mim, pois, se o fosse, implodiria como Deus; pois estaria negando a Si mesmo; estaria dês-sendo Deus.
Eu, todavia, acerca de quem Paulo diz que mesmo sendo infiel continuo objeto da fidelidade Dele, não posso, entretanto, negá-Lo. Se o negar, Ele por Sua própria vez me negará. Dirá que não me conhece.
E quando é que o nego?
Ora, num certo sentido eu o nego o tempo todo; isto porque minha existência não consegue encarnar em plenitude aquilo que confessa como entendimento e verdade; seja em meus sentimentos; seja em meus humores para com a existência; seja em meu próprio ser-profundo.
Posso não negá-Lo com a boca, mas, certamente, sempre que ando contra o entendimento do Evangelho em relação ao meu próximo; ou em qualquer que seja o sentir e pensar em relação à vida, e que em mim aconteça de forma contrária ao que sei ser o Modo Dele — O estou negando!
Então, como posso ser infiel e ainda assim continuar objeto de Sua fidelidade, enquanto se diz que se eu o negar, Ele me negará? Sim, como pode ser isto se eu também o nego com a vida?
O que significa não negar Aquele que é fiel aos infiéis, mas que nega aos que O negam?

Para mim, salvo entendimento completamente equivocado (Deus me livre!), esse negar que provoca a negação de Deus, é a descrença no que Jesus fez e realizou por nós; descrença essa que não é medida por confissões verbais de natureza doutrinária; mas sim pela confiança que nós mesmos venhamos a ter acerca de nossa justiça-própria. Sim, nega a Jesus não quem, em sinceridade, busca andar como Ele andou e nem sempre consegue isto conforme já entendeu; mas sim Aquele que em razão disso se diz “afastado” Dele; pois, nesse caso, não se está confiando na fidelidade Dele para conosco, mas na nossa fidelidade para com Ele; e, assim, afirmando que quem banca a nossa própria relação com Deus somos nós mesmos; fazendo-nos, desse modo, descrentes da Cruz; e, além disso, tomados pela presunção de que somos o deus de Deus; pois, quem assim pensa e sente, nunca creu e nunca descansou na fidelidade de Deus; e nem tampouco confiou em Sua Palavra; ou em Seu próprio Juramento feito em Cristo, o qual diz que aquele que Nele crer, TEM a vida eterna e TEM o Deus da Vida; e é somente porque pela fé o TEMOS que pela fé SOMOS DELE. Nesse caso, não apenas o temos e somos Dele, mas se diz que “Ele vive em mim!”
Ora, tudo isto nada tem a ver com nossas contabilidades de erros e acertos; as quais sempre são presunçosas e mal malcriadas como a fala do Irmão Mais Velho do Filho Pródigo, o qual brigou com o Pai por não concordar com Seu amor e perdão para com o Irmão.
Portanto, também se O nega quando não concordamos com a Graça Dele em favor de qualquer que seja o outro ser humano!
Nada significa um desacordo maior com Deus do que ter raiva de Seu amor e de Seu perdão!
Afinal, o princípio inteiro da Graça opera no sentido de que quem foi perdoado, perdoe; e quem foi objeto de misericórdia, se torne misericordioso; e quem sabe que é infiel-no-próprio-ser, mais ainda ande em amor (ou então diga que “nem todos pecaram”, por isto “nem todos carecem da glória de Deus”) — pois quando não se consegue amar de modo pleno a fim de nunca transgredir, deve-se pelo menos ter amor e misericórdia para com todo aquele que, como nós mesmos, é apenas um pecador já salvo da morte buscando andar conforme a Vida.
Ora mesmo quando o outro (próximo) não manifesta qualquer desejo de Vida, ainda assim tem-se que amá-lo na medida da consciência do amor e do perdão que, como inimigos de Deus, recebemos de modo unilateral da parte Dele antes de qualquer coisa; posto que ninguém sabia, quando aquela Cruz era erguida, que “ali” Deus mesmo estava se reconciliando de modo unilateral com todo o mundo; conforme Paulo.
Afinal, todos nós ainda éramos completamente inimigos de Deus, tanto no nosso entendimento, como também em nosso próprio ser e suas variadas frutificações, quando Ele se reconciliou conosco em Cristo.
Sem tal certeza em fé, até a nossa busca de auto-justificação pela via da justiça-própria, aparece como fruto do mal que brota de nós; pois crê que do próprio homem pode eclodir aquilo que o faz próprio, justo e humano aos olhos de Deus.
Entre-tanto, digo: Não sou como Jesus, embora, em Jesus, já seja como Ele!
Toda-via, ainda existe esse hiato que acontece entre o “não sou como Ele” e “já sou Nele”. Esse hiato é a presente existência; é o dia de hoje. Por essa razão pergunto: Como viver o que desejo ser, se de mim mesmo não consigo ser?
O que o Evangelho ensina é que nesse hiato o que tem de existir é um caminhar descansado e, ao mesmo tempo, confiante no que já Está Feito e finalizado em nosso favor. Afinal, só se pode começar a provar o amor de Deus como bem que nos vai curando a alma e todo o ser, se, de início, já nos virmos mortos em Cristo.
Somente aquele que, pela fé, se entrega à morte em Cristo, é que começa a andar o caminho do discípulo; vereda na qual se mortifica a nossa própria natureza, mas sem neurose de auto-justiça; bem como se vai encontrando o caminho Estreito da Vida em nossa própria existência. Ora esse Caminho é a entrega de nossa consciência ao Evangelho, concordando com Deus pela fé.
Neste ponto a tendência humana é escolher pólos.

Sim, porque há aqueles que enganam-se julgando que o que Está Feito em Cristo não tem necessidade de se tornar realidade em nós desde hoje; ainda que saibamos que tudo isto é um processo. Para esses o que Está Feito não é para se tornar Feito, crescentemente, neles mesmos; e isto à partir do Dia Chamado Hoje.
De outro lado, há aqueles que pensam que receberam de Deus uma ajuda para começar, mas que daí para frente tudo o mais depende deles mesmos; e, assim, voltam ao ponto de onde haviam saído; ou seja: à sua própria justiça, anulando, desse modo, para si mesmos, a paz com Deus, mediante a qual o ser pode ter tranquilidade para ser sem arrogância pessoal.
O Caminho terreno desse andar no Hiato, busca chegar àquele ponto de compreensão, em fé, no qual Tudo Já Está Feito para ser Realidade Crescente em nós!
Ora, sem que se desista de si mesmo pela confiança no fato de que já morremos em e com Cristo, jamais poderemos morrer para nós mesmos sem que isto não seja um morrer-virtuoso, e, portanto, possuído de justiça própria. Sim, até para poder morrer para minha própria disposiç ão mental essencialmente contrária ao Evangelho (nosso ser não tem prazer natural no Evangelho; amá-lo é dom de Deus!) — eu tenho antes que já estar morto em Cristo. Do contrário, até a busca de me negar a mim mesmo a fim de seguí-Lo, se não for porque Nele eu já estou-feito, não gerará nada além de um esforço que não produz a justiça de Deus em mim; e, nem tampouco, me salva de minha própria disposição mental reprovável; posto que esta se alimenta sempre de minhas próprias certezas independentes da Graça.
Desse modo se pode dizer que nossas justiças próprias, ou o seu oposto, que é o nosso descaso por toda e qualquer justiça — sempre nascem de nossa própria presunção. Porém, em ambos os casos, o que habita o solo de nosso ser é a incredulidade.
Desse modo, até para morrer e ter vida, já tenho que estar morto pela fé, a fim de que qualquer que seja o ato praticado por mim mesmo, permaneça como fruto da Graça em mim; e não como graça minha para satisfazer as demandas aflitas de um Deus justiceiro.
É somente depois de dizer que morreu pela fé com e em Cristo, e que também Nele e com Ele ressuscitou — é que Paulo nos diz: “Cristo vive em mim!”
Ora, Paulo completa dizendo: “E este viver que agora vivo na carne; vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou; e a si mesmo se entregou por mim”.
Assim, até aquilo que parece depender de mim, nada tem a ver comigo; mas tão somente tem a ver com o Filho de Deus que me amou, e que se entregou por mim. Ora, sem tal confiança e certeza em fé, tudo o que eu faça — e tenho muito para fazer, conforme o Evangelho — deixa de ser o que, estando eu em Cristo, é; e passa a ser justamente aquilo que não é; pois, o que quer que eu faça, se não o fizer pela fé no Filho de Deus, mesmo que eu realize como ato exterior de bondade, todavia, para Deus, não é.
De fato só é para Deus aquilo que é feito em fé. E é a fé no fato-existencial de que “Cristo vive em mim” o que me pode fazer ser e fazer sem que tais feitos sejam contra mim.
Afinal, se sem amor nada aproveitará, também sem que Cristo viva em mim nenhuma boa ação que pretenda ser feito-meu, tem qualquer sentido para Deus. Pois se só posso agradar a Deus em Cristo, também só posso viver e crescer em Deus se o fizer pela fé no Filho de Deus.
Está Feito para que seja Feito!
Está Feito antes da fundação do mundo, pois Deus sempre faz antes que a coisa seja!
É por esta razão que eu já sou, embora eu mesmo ainda não seja. Afinal, o mundo está sendo criado em mim; em Cristo!

Assim, Está Feito para que seja algo que cresça para ser meu próprio ser; e isto não começa depois da morte física, mas sim agora, com a morte de minhas presunções; e, sobretudo, com minha decisão de viver por amor ao Filho de Deus que vive em mim. Somente Nele as minhas obras boas aparecem como Graça. Do contrário, elas se tornam a minha própria arrogância.
Jesus. Sim, somente Jesus!
Nele, que me amou e me ama; e sobretudo, que vive em mim — busco ser para Ele o que Nele já sou; pois Ele vive em mim; e é de Sua vida em mim que me vem o poder para ser e viver!

LIVROS DO CAIO FÁBIO ( Livres p/ download ).

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